terça-feira, 25 de junho de 2013

O exemplo que vem da Colômbia

Parque Biblioteca Presbítero José Luis Arroyave - San Javier
Internacionalmente, a cidade de Medellín na Colômbia ficou conhecida pelo cartel liderado pelo mega traficante Pablo Escobar. O temido Cartel de Medellin não existe mais, foi desbaratado em 1993, com a morte do seu líder maior. Quase dez anos depois, em 2002, a taxa de homicídios na cidade ainda era muito elevada (183,3 por 100 mil habitantes). No entanto, houve uma bela e rápida transformação na sociedade. Em 2005, os índices caíram para 33,2 homicídios por 100 mil habitantes, abaixo da média da Colômbia.
Biblioteca EPM

Como os colombianos conseguiram isso? Apostaram na segurança, esporte e, evidentemente, na educação e na cultura.  Na cidade, foi criada uma impressionante rede de bibliotecas. São verdadeiros palácios da leitura que foram rapidamente apropriados pela população.

As bibliotecas impressionam não só pela beleza e pelo tamanho, mas sobretudo pelo número de visitantes. Só de janeiro a maio desse ano, as bibliotecas já receberam quase 4 milhões de visitas (lembrando que a população de Medellín não chega a 2,3 milhões de habitantes!).

Parque Biblioteca León de Greiff - La Ladera


Durante a 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, você terá a chance de conhecer um pouco sobre essa experiência e bater um papo com Glória Maria Rodrigues, Luís Yepes Osorio, Carolina Jaramillo e Jonatan David Cardona, representantes da Red de Bibliotecas de Medellin. Juntos, eles vão falar sobre o tema Biblioteca, Inovação e Comunidade, dentro do Encontro Internacional de Bibliotecários e Mediadores de Leitura, programação paralela da Jornada.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A leitura das ruas

Sérgio Vaz, criador da Cooperifa
e autor de seis livros
A produção cultural das periferias ganhou notoriedade e conquistou espaços importantes na cena literária brasileira. Um dos sinais da relevância desse fenômeno social é o espaço que ele ganhou até na mídia tradicional, sempre apontada por levar ao público apenas o mainstream. O rapper Emicida e o poeta paulista Sérgio Vaz são dois grandes expoentes desse movimento. Ao lado do escritor e jornalista mexicano Alejandro Reyes, eles participam do último palco de debates da Jornada, intitulado “A leitura das ruas” e marcado para as 14h do dia 31 de agosto.

Emicida é considerado uma das revelações do hip hop brasileiro. É dele a música Triunfo cujo clipe no Youtube recebeu mais de 4 milhões de visualizações. Atualmente, ele é repórter do programa Manos e Minas veiculado pela TV Cultura.
Emicida é considerado uma das grandes revelações
do hip hop nacional (foto Ênio Cesar)


Sérgio tem seis livros publicados: Subindo a ladeira mora a noite, A margem do vento, Pensamentos vadios, A poesia dos deuses inferiores, Colecionador de pedras e Literatura, pão e poesia. À frente da ONG Cooperifa, transformou bares em centros culturais, com a realização de saraus que reúnem em torno de 300 pessoas para ouvir e falar poesia. Outro projeto do Poeta da Periferia que merece destaque é o Poesia contra a violência que percorre escolas da periferia incentivando a leitura e a criação poética como instrumento de arte e cidadania.

O mexicano Alejandro Reyes é autor do romance
A rainha do Cine Roma, finalista do Prêmio Leya 2008
No Brasil desde 1995, o mexicano Alexandro Reyes é jornalista e escritor. É mestre em Estudos Latino-Americanos e colabora com meios de comunicação alternativos, nos quais escreve sobre movimentos sociais no México, EUA e Brasil. Participou do Movimento Literário Baiano e publicou três livros: Vidas de rua, Contos mexicanos e A rainha do Cine Roma, finalista do prêmio Leya 2008.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Mais música na Jornada

Afro Lata faz show no dia 30, no palco principal da Jornada

Depois de Titãs e Yamandu Costa, mais duas bandas de projeção nacional confirmam a participação durante a 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo: AR21 e Afro Lata. Resultados das oficinas de música e dança do grupo AfroRaggae, as bandas têm em comum a sua origem na comunidade de Vigário Geral, zona norte do Rio de Janeiro.

A AR21 se apresenta, no dia 29 de agosto, às 20h45, durante a JorNight. Com forte pegada de reggae, disco, soul e rap, a banda tem ainda influências do samba, do rock e do funk. Um dos sucessos é a música Erga-se – tema título do seu primeiro álbum que será lançado em breve. A canção ganhou videoclipe gravado em Vigário Geral, sob direção de Fernando Grostein de Andrade.

Já o Afro Lata se apresenta no dia 30 de agosto, às 16h30, no palco principal da Jornada. Formada em 1998, a banda de Vigário Geral é conhecida por transformar lixo em instrumentos musicais. O som vem de cabos de vassoura, latões de óleo, tonéis e baldes de plástico. Os quinze integrantes da companhia de percussão levarão ao público da Jornada o repertório influenciado pelos ritmos da cultura afro-brasileira, como o maracatu, o frevo e o samba.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Para saborear livros

A 15ª edição da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo terá uma apetitosa novidade: pela primeira vez, a movimentação cultural terá parte da sua programação dedicada à gastronomia. O Páginas Saborosas – Festival de Gastronomia acontece de 24 de agosto a 1º de setembro e reunirá chefs de cozinha, escritores e leitores numa deliciosa mistura.

A ideia de realizar o evento é conscientizar pais e educadores para a importância da alimentação saudável. A realização do Páginas Saborosas é de responsabilidade da Universidade de Passo Fundo, Prefeitura Municipal de Passo Fundo e da Revista Prazeres da Mesa

Durante o evento, os participantes poderão saborear os pratos vencedores da 1ª Maratona Gastronômica realizada em 2010, em oito municípios da Microrregião Cultura e Tradição/RS. Acontecerão ainda oficinas culinárias para representantes da comunidade escolar e responsáveis pela merenda, festival de doces nativos e cucas, além da programação artística que inclui a exibição do documentário Muito além do peso, apresentações teatrais e shows musicais.

Veja a programação completa abaixo e outras informações podem ser obtidas pelo Portal da Jornada.

Atualização:  As inscrições para o Páginas Saborosas já estão abertas e podem ser feitas pelo clicando nesse link.

 
(clique na imagem para ver a programação)

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Das telinhas para a Jornada

Parece que a novela Amor à vida, exibida pela TV Globo, caiu no gosto popular. A trama é envolvente, cheia de personagens misteriosos, de vilões do jeito que o povo gosta e um núcleo de humor que arranca gargalhadas dos telespectadores...

Quem está por trás das histórias e dos personagens é o autor Walcyr Carrasco que participará da conferência O jovem da ficção à telenovela durante a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo.

Ao lado dele, duas estrelas que incorporam personagens no folhetim: Elizabeth Savalla, que vive a engraçadíssima ex-chacrete Tetê Para-Choque e Para-Lama e Ary Fontoura, o Dr. Lutero, diretor do hospital que está no centro da trama. 

Confira a programação completa pelo Portal da Jornada.