segunda-feira, 22 de julho de 2013

Troféu Roseli Doleski Pretto

Em 2001, para comemorar os 20 anos de Jornadas Literárias, os organizadores presentearam os escritores e homenageados com o troféu Roseli Doleski Pretto. A peça foi esculpida pela artista plástica Roseli Doleski Pretto, que trabalhou na Jornada desde sua primeira edição. Seu entusiasmo e sua sensibilidade moveram-na em todos os momentos de preparação das Jornadas, criando cartazes de divulgação, cenários de fundo de palco, angariando recursos para a realização do evento. 

Roseli Doleski Pretto
Maria Roseli Doleski Pretto idealizou e coordenou o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional de Passo Fundo, durante os anos de 1995 até 2002. Roseli faleceu em julho de 2002 e, em 2004, foi homenageada com a denominação do Espaço Cultural com seu nome - Roseli Doleski Pretto - que compõe o complexo dos prédios do Teatro Municipal Múcio de Castro a Academia Passo-Fundense de Letras, Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, na cidade de Passo Fundo.

Em 2013, ano em que as Jornadas atingem 32 anos de história, o troféu Roseli Doleski Pretto será entregue a todos os convidados presentes na 15ª Jornada Nacional de Literatura. Ao final de cada participação, ocorrerá uma breve cerimônia de entrega deste prêmio que, pelas palavras da coordenadora geral da Jornada, Tania Rösing, “é a homenagem que se faz aos que trabalham a palavra, trabalham com a palavra, trabalham sobre a palavra; trabalham com cultura e arte, pluris significando-as".


Troféu Roseli Doleski Pretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário