quarta-feira, 3 de abril de 2013

Capital Nacional da Literatura



Árvore das Letras
Passo Fundo é, desde 2006, a Capital Nacional da Literatura. O título foi concedido graças à consolidação da Jornada Nacional de Literatura como um dos mais importantes debates literários da América Latina. O evento é realizado bienalmente há 32 anos.
 
A cidade respira literatura e não é só nos dias da Jornada. O reconhecimento de Passo Fundo como Capital Nacional da Literatura possibilitou a construção de espaços especiais dedicados ao livro, além de marcos arquitetônicos como a grande Árvore das Letras (foto). 

Largo da Literatura Cômica
Praças foram transformadas em largos dedicados à literatura. A praça Francisco Antonino Xavier e Oliveira, por exemplo, hoje é conhecida como o Largo da Literatura Brasileira. Já a Praça Guilherme Spery virou o Largo da Literatura Gauchesca e a Praça Abraão Madalosso, o Largo da Literatura Cômica (foto). A transformação desses espaços foi importante para revitalizar e resgatar lugares históricos e estratégicos da cidade, além de envolver a comunidade em diferentes manifestações culturais.

Passo Fundo, então, é a cidade ideal para quem ama o livro. Uma espécie de Meca dos leitores brasileiros e espera todos de braços abertos em agosto, para a 15ª Jornada Nacional de Literatura! Nos encontramos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário