terça-feira, 25 de junho de 2013

O exemplo que vem da Colômbia

Parque Biblioteca Presbítero José Luis Arroyave - San Javier
Internacionalmente, a cidade de Medellín na Colômbia ficou conhecida pelo cartel liderado pelo mega traficante Pablo Escobar. O temido Cartel de Medellin não existe mais, foi desbaratado em 1993, com a morte do seu líder maior. Quase dez anos depois, em 2002, a taxa de homicídios na cidade ainda era muito elevada (183,3 por 100 mil habitantes). No entanto, houve uma bela e rápida transformação na sociedade. Em 2005, os índices caíram para 33,2 homicídios por 100 mil habitantes, abaixo da média da Colômbia.
Biblioteca EPM

Como os colombianos conseguiram isso? Apostaram na segurança, esporte e, evidentemente, na educação e na cultura.  Na cidade, foi criada uma impressionante rede de bibliotecas. São verdadeiros palácios da leitura que foram rapidamente apropriados pela população.

As bibliotecas impressionam não só pela beleza e pelo tamanho, mas sobretudo pelo número de visitantes. Só de janeiro a maio desse ano, as bibliotecas já receberam quase 4 milhões de visitas (lembrando que a população de Medellín não chega a 2,3 milhões de habitantes!).

Parque Biblioteca León de Greiff - La Ladera


Durante a 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, você terá a chance de conhecer um pouco sobre essa experiência e bater um papo com Glória Maria Rodrigues, Luís Yepes Osorio, Carolina Jaramillo e Jonatan David Cardona, representantes da Red de Bibliotecas de Medellin. Juntos, eles vão falar sobre o tema Biblioteca, Inovação e Comunidade, dentro do Encontro Internacional de Bibliotecários e Mediadores de Leitura, programação paralela da Jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário